15ª edição do Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire será realizada em Taquara (RS)

Em 1998 surgiu, na UNISINOS, em São Leopoldo (RS), a proposta de criação de um fórum, na ocasião do Seminário Internacional de Educação, permanente e de caráter itinerante que pensasse e repensasse criticamente a obra de Freire. O Fórum de Estudos Leituras de Paulo Freire é organizado por uma coordenação estadual, composta atualmente por cinco professores: Marcia Ressler (FACCAT – Faculdades Integradas de Taquara – RS), Celso Henz (UFSM – Universidade Federal de Santa Maria – RS), Vilmar Alves Pereira (FURG – Fundação Universidade Federal do Rio Grande – RS), Cênio Back Weyh (URI – Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões) e Thiago Ingrassia Pereira (UFFS – Universidade Federal da Fronteira Sul).

Com periodicidade anual e de caráter itinerante pelas universidades do Rio Grande do Sul, o Fórum, que propõe refletir o legado de Paulo Freire e pensar sobre o futuro da educação, tendo como referência os princípios do ensino popular, existe desde 1999 e reúne professores, pesquisadores, estudantes e representantes de movimentos sociais de várias regiões do estado e até do País. Como a cada ano uma faculdade ou universidade é escolhida para sediar o encontro, no mês de maio de 2013, em edição comemorativa aos 15 anos do Fórum, ele acontecerá nas Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT). Desde dezembro de 2011, alunos e professores da FACCAT vêm se reunindo para aprofundar estudos sobre Paulo Freire, mobilizados pelo curso de Pedagogia, coordenado pela professora Marlene Ressler e tendo a obra de Paulo Freire como fonte inspiradora para desenvolverem uma educação de qualidade e socialmente comprometida com a transformação social.

O Grupo de Estudos Paulo Freire (GEPF), criado em dezembro de 2011, por uma iniciativa da Faculdade de Educação da FACCAT, será o responsável pela articulação dessa 15ª edição do Fórum. O GEPF mantém atualizado um blog e lá disponibilizaram artigos sobre Paulo Freire, um texto sobre o histórico do evento e uma biografia de Paulo Freire, bem como informações importantes como o Pré-Fórum, que acontecerá agora no dia 23 de março. O endereço do blog é http://gepffaccat.wordpress.com

O tema comemorativo do 15º Fórum Leituras de Paulo Freire será Paulo Freire e a Educação nas Cidades, que acontecerá entre os dias 23 e 25 do mês de maio. A Educação na Cidade é, aliás, uma publicação de Paulo Freire de 1991, fundada na experiência dele na Secretaria de Educação do Município de São Paulo, na prefeitura de Luiza Erundina. Trata-se de um conjunto de entrevistas cedidas por ele a diversas instituições e contextos. Na obra, teceu reflexões sobre evasão escolar, infraestrutura e o sucateamento da educação pública, formação e salário de docentes, currículo, tudo em relação com o espaço urbano, com a metrópole como pano de fundo.

O período de inscrição para o evento se inicia na próxima segunda-feira, dia 11 de março, e vai até o dia 15 de abril. Os participantes podem apresentar trabalhos escritos nos eixos de diálogos ou apresentar outras formas de expressão (música, dança, teatro, poesia etc.).

Mais informações e inscrições, pelo site: www.faccat.br