Revista UniFreire

A Revista UniFreire é dedicada à publicação de artigos, que tenham como referência os princípios filosóficos, políticos e pedagógicos de Paulo Freire, resultantes de pesquisas, acadêmicas ou não, de reflexões sobre a prática e construção de conhecimentos sobre educação.

 

A periodicidade da Revista é anual. Conheça suas edições:

 

Edição 2015 clicando aqui.

 

Edição 2014 clicando aqui.

 

Edição 2013 clicando aqui.

 

As contribuições recebidas são submetidas à avaliação de uma Comissão Editorial que analisa os artigos do ponto de vista da adequação dos mesmos ao perfil e à linha editorial da revista, da pertinência do tema e forma de abordagem do conteúdo. Conheça as normas técnicas para publicação clicando aqui.

 

O recebimento de artigos ocorre em fluxo contínuo, por meio do e-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Quanto à sessão de direitos autorais:

 

O Instituto Paulo Freire (IPF), coerente com as concepções freirianas, acredita e defende que compartilhar o conhecimento é fundamental para a inclusão social e a luta por um outro mundo possível no campo da produção de saberes, sejam eles vivenciados dentro ou fora da universidade.

 

Nessa perspectiva, o Instituto promove a socialização do conhecimento produzido, por meio do modelo Creative Commons. Trata-se de um projeto global sem fins lucrativos, presente em mais de 40 países, que torna disponíveis licenças flexíveis para obras intelectuais, criando um novo modelo de gestão dos direitos autorais. O projeto garante que criadores de conteúdo permitam alguns usos dos seus trabalhos por parte da sociedade. Assim, se o autor deseja que sua obra circule livremente, deve escolher alguma das licenças. Com isso, qualquer pessoa terá certeza de que possui o direito de utilizar a obra.

 

Entre as várias licenças do Creative Commons o Instituto Paulo Freire optou pela “Atribuição-Uso Não-Comercial - Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 (by-nc-nd)”. Desta forma, autorizamos a qualquer pessoa ou instituição fazer uso de todos os textos publicados nesta Revista desde que mencione a autoria, não faça qualquer tipo de uso comercial e não crie obras derivadas.

 

 

A palavra instaura o mundo do homem. A palavra, como comportamento humano, significante do mundo, não designa apenas as coisas, transforma-as. (FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido)