Iniciada a organização do Fórum Estadual de Educação de São Paulo

conae2014

Há 30 anos, nascia uma nova proposta educacional para o Brasil: o Fórum de Educação. O Instituto Paulo Freire (IPF), por meio do seu presidente de honra, professor Moacir Gadotti, desde o início, teve participação neste momento tão significativo para a Educação. Este ano, atendendo à Resolução nº 1, de 9/02/2013 (que atualiza o decreto nº 21.074, de 12/07/1983), foi refundado o Fórum Estadual de Educação de São Paulo (FEE/SP) composto por representantes do poder público e da sociedade civil organizada. Foram formadas duas as comissões de trabalho para atender às demandas para a realização da Conferência Nacional de Educação (CONAE), em 2014.

mercadande_chagas_agencia_brasil

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, e o coordenador geral do Fórum Nacional de Educação, Francisco das Chagas Fernandes, no lançamento da CONAE, programada para fevereiro de 2014.

A comissão de “Monitoramento e Sistematização” é responsável pela organização e sistematização dos documentos que serão enviados pelos municípios, após a realização das conferências; e a comissão de “Mobilização e Divulgação” é responsável pela mobilização, articulação e subsídios aos municípios, para a realização das suas Conferências Municipais e Intermunicipais. O IPF integra esta segunda comissão, representado por sua diretora pedagógica, professora Francisca Pini, tendo como suplente a professora Juliana Fonseca, coordenadora da Área de Educação Cidadã.

É importante ficar atento aos prazos para a realização das Conferências:

  • Semana Nacional da CONAE (mobilização para o início dos trabalhos) – período indicado pelo Fórum Nacional de Educação – de 18 a 22/03/2013;
  • Semana Nacional da CONAE no Estado de São Paulo (data agendada pelo FEE/SP, para divulgação e mobilização para os municípios, principalmente para os que serão sede das etapas intermunicipais) – dia 20/03/2013, na Câmara Municipal de São Paulo (local a confirmar).

Conferências:

  • Etapa municipal e intermunicipal - de janeiro a junho de 2013;
  • Etapa Estadual - 13 e 14 de setembro de 2013 – local a definir.

A profa. Francisca chama a atenção: “ainda são bem poucos os municípios que estão se mobilizando para organizar seus Fóruns locais”. Segundo ela, os municípios que desejarem, podem contar com a assessoria e o apoio das comissões do FEE/SP para a realização de seus eventos, “esta etapa é fundamental para que tenhamos, na CONAE, em 2014, forte participação e presença popular”, afirma.

Saiba mais

Confira um trecho do relato do professor Gadotti, na obra Mestres de Rousseau (págs. 163- 165), em relação ao processo de construção do Fórum Estadual, em 1982:

“’Descentralização e Participação’ foram os eixos centrais da sua proposta educacional. Seguindo essa meta política organizei, durante os doze meses que permaneci na Secretaria, o Fórum de Educação do Estado de São Paulo. Ele objetivava a elaboração das propostas educacionais do governo, através de um debate organizado com toda a sociedade, de forma ‘participativa e ascendente’. Tive um grande apoio ao Fórum. De sua primeira ‘Sessão Pública’ participaram notáveis educadores: Paulo Freire, Rubem Alves, Florestan Fernandes, Antônio Cândido, Maria Nilde Mascelani, Marilena Chauí, Dermeval Saviani, Miguel Arroyo, Guiomar Namo de Mello, entre outros.”

Para acompanhar e mais informações: http://fne.mec.gov.br