Memorial Mova-Brasil

O Projeto MOVA-Brasil tem se caracterizado como uma experiência inovadora de grande relevância para a educação brasileira e, particularmente, para a Educação Popular e para a Metodologia MOVA – tecnologia social criada por Paulo Freire, em 1989.

A partir de 2014, a parceria entre Petrobras, Federação Única dos Petroleiros (FUP) e Instituto Paulo Freire (IPF), além de dar continuidade às ações do Projeto MOVA-Brasil, também está promovendo o acesso aos conhecimentos construídos e acumulados pelo projeto por meio do Memorial MOVA-Brasil.

Metas

São metas do Memorial:

  • Meta 1: Disponibilizar, por meio de um repositório digital na Internet, publicações e conteúdos pedagógicos relevantes do Projeto MOVA-Brasil.

  • Meta 2: Desenvolver cursos de formação continuada de alfabetizadores na metodologia MOVA, nas modalidades presencial e a distância.

  • Meta 3: Atender visitantes, pesquisadores, alfabetizadores e o público em geral, no Memorial do Projeto MOVA-Brasil.

 Estrutura

Projeto MOVA-Brasil deixou como legado uma produção considerável de documentos, vídeos, fotos e outros registros que estão sendo disponibilizados para contribuir com a socialização dos conhecimentos construídos ao longo desses anos, bem como com novas pesquisas, experiências e aprendizagens.

Memorial MOVA-Brasil, espaço físico e ambiente virtual, está sob a coordenação do Instituto Paulo Freire. Ele é composto de material armazenado desde o início do projeto até documentos e produções do momento presente, 2014, envolvendo 12 estados brasileiros: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo e Sergipe.

Memorial físico disponibiliza na sede do Instituto Paulo Freire, em São Paulo, oacervo do projeto para consulta ao público interessado em pesquisar e conhecer fisicamente as publicações e materiais pedagógicos.

Memorial virtual disponibiliza ao público produções resultantes da vivência desse projeto com o objetivo de socializar o conhecimento e aprendizados desde o início do projeto, bem como estimular e impulsionar novas possibilidades de contribuição à luta pelo fim do analfabetismo.

Para outras informações sobre o Memorial MOVA-Brasil, enviar e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.


Acesse aqui o memorial MOVA-Brasil: www.memorial.movabrasil.org.br.

 

memorial mova