Colóquios movimentam a Conae 2014

Durante dois dias, 3,5 mil pessoas reúnem-se para debater temas relacionados aos sete eixos.

 Nos dias 20 e 21 de novembro aconteceram na Conae os colóquios sobre temas relacionados aos vários segmentos da educação.

 

Colóquio Política pública de educação e educação popular no Brasil, com o presidente de honra do Instituto Paulo Freire, Moacir Gadotti.


Delegados e delegadas reuniram-se para debater democraticamente os sete eixos norteadores da Conferência. São eles: Eixo I - O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: organização e regulação; Eixo II - Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos; Eixo III - Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: cultura, ciência, tecnologia, meio ambiente e saúde; Eixo IV - Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem; Eixo V - Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social; Eixo VI - Valorização dos Profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho; Eixo VII - Financiamento da Educação: gestão, transparência e controle social dos recursos.

 

Genuíno Bordignon Moacir Gadotti

 

Dois colóquios relacionados ao Eixo V merecem destaque: Gestão democrática e qualidade social da educação, que teve como um dos debatedores, o professor Genuíno Bordignon, consultor do Instituto Paulo Freire; e Política pública de educação e educação popular no Brasil, com o presidente de honra do Instituto Paulo Freire, Moacir Gadotti.

Na tarde da sexta-feira (21/11), também foi lançado o livro O Sistema Nacional de Educação: diversos olhares 80 anos após o Manifesto, organizado por Célio de Cunha, Moacir Gadotti, Genuíno Bordignon e Flávia Nogueira, publicado pelo Ministério da Educação.

 

Genuíno Bordignon durante o lançamento do livro O Sistema Nacional de Educação