Dia de Plenárias de Eixo e Mesas de Interesse

"Paulo Freire – 50 anos de Angicos" foi tema de debate na tarde de 22/11 na Conae 2014.

 

 

Mesa de Interesse "Paulo Freire - 50 anos de Angicos"


Na manhã de sábado (22/11) começaram as deliberação da Conae 2014, com as Plenárias de Eixo e debates dos sete temas norteadores do Documento-Base. Os cerca de 3,5 mil delegados apresentam e votam emendas para serem encaminhadas à Plenária Final, que acontece no domingo (23/11).

O Documento-Base discutido teve origem em emendas apresentadas durante as conferências municipais, estaduais e distrital. Aprovadas, as emendas foram sistematizadas por uma comissão especial do Fórum Nacional de Educação (FNE).

Francisca Pini Genuíno Bordignon Mesa de Interesse

 

Na parte da tarde, aconteceram 27 mesas de interesses. A professora Francisca Pini, diretora pedagógica do Instituto Paulo Freire, ao lado do professor Genuíno Bordignon, secretário da Comissão de Angicos e consultor do IPF, foram os debatedores da Mesa de Interesse "Paulo Freire – 50 anos de Angicos", uma realização da Comissão de Angicos. Eles lembraram da experiência de alfabetização de jovens e adultos.

"No dia 2 de abril de 1963 foi a data de encerramento das aulas e o lançamento do projeto político-pedagógico de Paulo Freire, que alfabetizou cerca de 300 pessoas, em 40 horas", contou Bordignon.

A professora Francisca Pini ressaltou que a proposta de Paulo Freire sempre foi de uma educação para a democracia, uma educação que construa a cidadania. "A luta contra o analfabetismo no Brasil, que tinha – particularmente naquela época, há 50 anos – um valor político enorme, ao formar novos eleitores, foi um passo importante na reconstrução da cidadania no Brasil", destacou.