Encontro prepara conselheiros em Sergipe

Diretora do IPF trata do papel do conselheiro escolar frente aos desafios da escola contemporânea.

 

Mesa de abertura do I Encontro Estadual de Conselheiros Escolares, em Aracaju (SE)


300 representantes dos diferentes segmentos que compõem os conselhos escolares – pais, professores, alunos, servidores das escolas e membros da comunidade – participaram, no dia 9 de dezembro de 2014, em Aracaju, capital do estado de Sergipe, do I Encontro Estadual de Conselheiros Escolares.

 

Promovido pela Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SEED), por meio da Gerência de Apoio à Gestão Democrática, o Encontro teve como objetivo a formação de recém-eleitos e empossados conselheiros que irão, pelos próximos três anos, deliberar sobre questões pedagógicas, administrativas e financeiras, no âmbito escolar.

 

Como o encontre teve caráter formativo, a diretora pedagógica do Instituto Paulo Freire, professora Ângela Antunes, foi convidada a dialogar sobre o tema: O papel do conselheiro escolar frente aos desafios da escola contemporânea.

 

Ângela Antunes, diretora pedagógica do IPF

"O conselho da escola tem papel deliberativo e pode contribuir para tornar a escola mais democrática. Os conselheiros devem participar da elaboração do projeto político-pedagógico, da avaliação do currículo, ou seja, o que se ensina e o que se aprende. O conselho tem esse papel fundamental de contribuir para a democratização da escola. Portanto, este Encontro é muito importante, pois trata de discutir como ele pode atuar de maneira a alcançar os objetivos para os quais foi criado", disse a Ângela.

 

O professor José Roberto Ribeiro Junior, coordenador do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares/Ministério da Educação, também palestrou e falou sobre O Conselho Escolar como instrumento de gestão democrática.


"O papel do conselheiro é participar das gestões administrativa, financeira e pedagógica das escolas, ou seja, a proposta é que todos esses representantes juntos construam a escola de qualidade que o Brasil precisa ter para avançar.

 

Para saber mais
Aceita um Conselho? Como organizar o Colegiado Escolar


Gestão da Educação no Município: sistema, conselho e plano