MOVA-Brasil: seleção e reunião em Pernambuco

Comitê Gestor, articulação social, equipe de polo e parceiros apresentam diretrizes para 7ª etapa do Projeto.

 

Reuniao polo PE MOVA

Comitê Gestor, articulação social, equipe de polo e parceiros.

 

Na segunda-feira, 9 de março, equipe de polo, representantes do Comitê Gestor e articulação social e parceiros locais reuniram-se, em Recife (PE), para apresentação do Projeto MOVA-Brasil, suas diretrizes para a 7ª etapa – que será baseada numa perspectiva sociocultural e socioambiental –; orientar os parceiros sobre os procedimentos referentes a instalação de turmas nos municípios e conhecer as contrapartidas já firmadas de instalação das novas turmas. 

 

Francisca Pini, diretora pedagógica do IPF, destacou o público prioritário do Projeto MOVA-Brasil: mulheres, negros e comunidades tradicionais. “Isso revela o compromisso ético e político com as pessoas da sociedade que mais têm seus direitos violados. Nesta etapa do Projeto daremos ênfase durante o processo de alfabetização à equidade de gênero e a igualdade racial. Esta pauta entrou na agenda das políticas sociais, por meio da luta dos movimentos sociais, e o MOVA-Brasil faz parte dessa conquista”, complementou Pini.

 

Após apresentações e esclarecimentos sobre o Projeto, os parceiros presentes puderam falar sobre a importância do MOVA-Brasil em seu município e reiteraram sua participação nesta etapa. Disseram ainda que os futuros educandos sentem-se motivados com o Projeto, pois antes não havia oferta de programas que contemplasse todos, principalmente as comunidades quilombolas, às vezes esquecidas pelas políticas públicas. Também comentaram sobre a metodologia do Projeto MOVA-Brasil, que é diferenciada da de outros projetos que já existem na localidade. Enfatizou a importância de articular diversas parcerias nesse mapeamento de turmas, fazendo compreender a importância da Petrobras para erradicação dos índices de analfabetismo e para o fortalecimento da mudança social.

 

José Genival da Silva afirmou a importância do Projeto para a sociedade brasileira e o papel da FUP na articulação e no diálogo para firmar parcerias que possam assegurar a efetiva realização do trabalho. Esclareceu o papel estratégico da Petrobras no Projeto MOVA-Brasil e seu compromisso com as causas sociais.

 

 capa reuniao PE MOVA

Seleção da coordenação do polo Pernambuco/Paraíba.

No período da manhã, representantes do Comitê Gestor do Projeto MOVA-Brasil (Francisca Pini - IPF; José Genivaldo da Silva – FUP) e articuladores sociais (Luiz Antônio Lourenzon - FUP; Marcos Aurélio - Sindipetro) realizaram seleção da coordenação do polo Pernambuco/Paraíba.