XVII Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire

O Fórum de Estudos acontece na UFSM, em Santa Maria (RS) nos dias 22 e 23 de maio.

 


“Educar com seriedade sim, mas com alegria! As classes populares na Escola Pública”
é o tema décima sétima edição do Fórum de Estudos Leituras de Paulo Freire, que será realizado nos dias 22 e 23 de maio, na UFSM, em Santa Maria/RS.

A escolha da temática partiu dos apontamentos do "XVI Fórum de Estudos: leituras de Paulo Freire – ética, criatividade e boniteza em Paulo Freire", realizado em 2014 na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões em Santo Ângelo. O grande questionamento foi: “por que as crianças e adolescentes deixam de gostar da escola (ou das aulas)?”. Ainda então apontou-se questões que poderiam ajudar a compreender esta realidade: a escola pública em descompasso com a realidade das classes populares, leitura de mundo e leitura da palavra, cultura do silenciamento, formação de professores, etc.

Acreditando que a alegria, a amorosidade e o reconhecimento do(a) outro(a) permeiam a atividade educativa e são imprescindíveis para o desenvolvimento de uma práxis contextualizada, dialógico-reflexiva e humanizadora, implica, necessariamente, intencionalidade, diretividade, rigorosidade, compromisso, competência e seriedade no trabalho docente que é desenvolvido com as classes populares na escola pública. Trata-se de uma relação de responsabilidades e de reciprocidades, onde cada sujeito faz a sua parte para que o processo de ensino-aprendizagem ocorra de forma emancipatória, com seriedade e alegria.

Diante disso o Fórum tem como objetivo oportunizar um espaço de aprofundamento, reflexão crítica e (con)vivência, a partir do diálogo com diferentes pesquisas, experiências educativas e pedagógicas vivenciadas com as classes populares na escola pública ou em movimentos e organizações sociais, tendo como base a perspectiva freireana de que o ato de educar pode ser alegre, sem perder a seriedade e comprometimento necessários para uma educação crítica e libertadora, a serviço da (re)humanização de homens e mulheres.

História

Criado em 1999 por um grupo de homens e mulheres que estudavam Paulo Freire e acreditavam nas contribuições e atualidade da sua proposta epistemológico-política para a educação e sociedade brasileiras, o Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire vêm ocorrendo anualmente, de forma itinerante, em diferentes lugares e instituições do Rio Grande do Sul (RS). Assim, no mês de maio esse grupo se reúne com o intuito de compartilhar estudos, vivências e diálogos que se inspirem na matriz freireana, buscando potencializar as utopias e reinventá-las nos diferentes tempos e lugares.

Neste ano de 2015

Inscrições (http://forumpaulofreiresa.wix.com/santamaria2015#!about/cjn9)

Inscrições somente com envio de trabalho.
Prazo: de 15 de fevereiro a 15 de abril de 2015.
Valor da inscrição: 50,00

Mais informações: http://forumpaulofreiresa.wix.com/santamaria2015

Local do Evento: Centro de Educação - UFSM
Av. Roraima, n 1000. Cidade Universitária - Camobi - Santa Maria, RS.
Data: 22 e 23 de maio de 2015.