Acervo Paulo Freire conquista mais um reconhecimento, desta vez, em nível internacional

Patrimônio documental do Acervo Paulo Freire foi aprovado no Registro Internacional do Programa Memória do Mundo da Unesco.

 o

Acervo PF2

o

     Após uma reunião de quatro dias na sede da UNESCO, em Paris, de 24 a 27 de outubro, o Comitê Consultivo Internacional (IAC) do Programa Memória do Mundo da UNESCO (MoW) recomendou a inscrição de 78 novas nomeações para o Registro Internacional da Memória do Mundo. Dentre elas, o patrimônio documental do Acervo Paulo Freire.

 

     Segundo a Unesco, a memória do mundo é a memória coletiva e documentada dos povos do mundo, ou seja, seu patrimônio documental, que representa boa parte do patrimônio cultural mundial. Ela traça a evolução do pensamento, dos descobrimentos e das realizações da sociedade humana. É o legado do passado para a comunidade mundial presente e futura.

 

     O programa Memória do Mundo equivale ao prêmio de Patrimônio Histórico da Humanidade, só que para documentos. A escolha é feita a cada dois anos. Os países submetem seus acervos.

 

     Este é o terceiro reconhecimento público de valor deste acervo recebido pelo Instituto Paulo Freire/Centro de Referência Paulo Freire, que diz respeito a vida e obra do Patrono da Educação Brasileira.

 

     Por meio de Decreto publicado no Diário Oficial da União, no dia 10 de maio de 2012, o Acervo Paulo Freire, sob a guarda do Instituto Paulo Freire, foi considerado de interesse público e social por parte do Conselho Nacional de Arquivos (Conarq).

 

     Em 2015, o Comitê Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da UNESCO – MoWBrasil aprovou a nominação do “Acervo educador Paulo Freire”, custodiado por Ana Maria Araújo Freire e Instituto Paulo Freire, com o Registro Regional da América Latina e Caribe sob o Programa Memória do Mundo.

 

   E agora, em 2017, recebe o Registro Internacional da Memória do Mundo. A lista completa de recomendações está disponível em: https://en.unesco.org/programme/mow/register-2016-2017