Acervo Paulo Freire - Repositório digital

Paulo Freire foi um grande educador nascido na década de 1920, reconhecido internacionalmente e nomeado Patrono da Educação Brasileira pela Lei nº 12.612, de 13 de abril de 2012, de autoria da Deputada Federal Luiza Erundina e sancionada pela Presidente Dilma Rousseff. Ao inserir a Educação Popular na história das ideias pedagógicas, centrou suas análises na relação entre “educação e vida”, reagindo às pedagogias tecnicistas do seu tempo.


Mais que a criação de um método de alfabetização de adultos, Paulo Freire formulou uma teoria do conhecimento e deixou um legado que hoje atravessa, cruza e rompe fronteiras. Atualmente, seu pensamento é renovado e permeia as diversas áreas do conhecimento. A validade universal da teoria e da práxis de Paulo Freire está ligada, sobretudo, à ênfase nas condições gnosiológicas da prática educativa; à defesa da Educação como ato político e dialógico e à noção de ciência aberta às necessidades populares.

 

O Repositório Digital Centro de Referência Paulo Freire foi constituído com a missão de armazenar, preservar, estimular, disseminar e compartilhar a produção intelectual do educador Paulo Freire, além de saberes, reflexões, estudos e pesquisas sobre o pensamento freiriano em formato digital junto a diversos atores sociais. Reúne em uma única plataforma digital um dos mais representativos acervos sobre a vida e obra de Paulo Freire por abranger fontes documentais de origem de seu Arquivo e Biblioteca Pessoal, além de outras fontes que dão continuidade ao seu pensamento.

 

O legado de Paulo Freire se insere no movimento pela democratização do acesso ao conhecimento, cuja finalidade é promover uma nova ética para o acesso à produção do conhecimento técnico-científico brasileiro, propiciando maior facilidade de localização e visibilidade, em mecanismos de busca e rápida disseminação do conhecimento freiriano. Os conteúdos publicados no Repositório Digital Centro de Referência Paulo Freire são compostos por textos, áudios, vídeos e imagens, pertencentes ao Instituto Paulo Freire, cedidos pelos proprietários, possibilitando acesso e download gratuitos das obras.

Quem tiver interesse em compartilhar materiais de e/ou sobre Paulo Freire, pode enviar e-mail para ail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Acesse aqui o repositório digital: www.acervo.paulofreire.org