55 11 3021 5536 / 55 11 3024 3636
ipf@paulofreire.org

O IPF acredita e defende que compartilhar o conhecimento é um dos caminhos para a inclusão social e a luta por um outro mundo possível no campo da produção de saberes, sejam eles vivenciados dentro ou fora da universidade.

Atualmente, abriga o Centro de Referência Paulo Freire, que se constitui num espaço de estudo, pesquisa e documentação de e sobre Paulo Freire, com a biblioteca que pertenceu a ele e diversos registros audiovisuais, manuscritos e outros documentos disponíveis ao público interessado na vida e obra do patrono da educação brasileira.

O IPF, buscando, permanentemente, a articulação entre teoria e prática, reflexão e ação, também desenvolve estudos e pesquisas sobre as diferentes áreas em que atua, visando ao aperfeiçoamento de sua práxis político-pedagógica e à contribuição para políticas públicas, produzindo e compartilhando conhecimentos sob a perspectiva do copyleft (“deixar copiar”).

Áreas de Trabalho:

  • Avaliação dos resultados de ações realizadas por meio dos projetos desenvolvidos pelo Instituto.

  • Pesquisa, análise e sistematização, por meio da Leitura do Mundo, com o público escolar e do seu entorno (comunidade em geral) em busca de informações que subsidiem a elaboração do projeto da escola, bem como a ação social e comunitária nos bairros e a formulação de políticas públicas.

  • Desenvolvimento de publicações (cadernos, livros, vídeos, sites etc.) para o atendimento de especificidades locais reveladas a partir do processo investigado.

  • Assessoria para o tratamento e disponibilização da memória institucional de secretarias municipais e estaduais de educação e organizações do terceiro setor.

  • Formação, desenvolvimento e implementação de softwares para a memória institucional, como DSpace, Corisco e Abcd.
  • Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino [...] Enquanto ensino continuo buscando, reprocurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para constatar, constatando, intervenho, intervindo educo e me educo. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade.
    Paulo Freire,Pedagogia da Autonomia, 1997.
    Instituto Paulo Freire | Rua Cerro Corá, 550 - Cep 05061-100 - São Paulo | Tels: 55 11 3021 5536 / 55 11 3024 3636