UniFreire

A Universitas Paulo Freire (UniFreire) é uma instituição mantida pelo Instituto Paulo Freire (IPF) e constituída por uma rede de pessoas e instituições freirianas de diversos países, como, por exemplo, Cátedras e Institutos Paulo Freire, grupos de estudos, centros e núcleos de pesquisa. Fundamentada pelos princípios freirianos, a UniFreire organiza-se como um espaço de produção e publicização de conhecimentos, tendo como horizonte o sentido mais original de Universitas, o de múltiplos saberes e a construção da planetaridade.

A UniFreire surgiu como projeto em 2000, no II Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire, ocorrido na Itália. Naquele evento foi aprovada a Carta de Bolonha, simbolicamente a sua “certidão de nascimento”, onde estão explicitados os princípios e as referências gerais que orientaram a organização do movimento pró-Universitas Paulo Freire. Consta no documento que a UniFreire buscará transcender fronteiras e “alfândegas” criadas pelas discriminações de gênero, étnicas, nacionais, econômicas, culturais, políticas e religiosas, superando limites físicos através da cultura digital e da utilização da presença virtual, no intuito de fortalecer processos educativos emancipadores, orientados pela pedagogia crítica em prol da construção de uma sociedade mais ética, justa e democrática.

UniFreire: espaço de produção e publicização de conhecimentos, fundamentados pelos princípios freirianos.

Coordenação

Sheila Ceccon

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Para receber atualizações sobre a UniFreire, curta a página no Facebook:
www.facebook.com/universitas.paulofreire