
Estão abertas as inscrições para o curso “Como Alfabetizar com Paulo Freire”. A formação - que é gratuita e totalmente online - integra o Projeto ALFA-EJA Brasil, realizado pelo Instituto Paulo Freire, com parceria da Petrobras.
Com vagas limitadas, o curso será oferecido a educadores e educadoras de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de 77 municípios das regiões Norte e Nordeste e tem início previsto para o começo de março de 2026. Inspirada na práxis da educação freiriana, a formação vai além de técnicas de alfabetização e propõe uma leitura crítica do mundo, reafirmando a EJA como um direito fundamental e um instrumento de transformação social.
O curso inédito é organizado em três módulos, reunindo 24 videoaulas, além de materiais complementares e lives interativas: são verdadeiros encontros virtuais, vivos e virtuosos.
Quem participar terá acompanhamento pedagógico, certificação e ainda será coautor ou coautora de um e-book ao final de cada edição do curso. As atividades acontecem em um ambiente de aprendizagem dinâmico e acessível. No total, são cerca de 60 horas de curso, que poderá ser concluído em até 12 meses.
Duas modalidades: interativa ou por autoformação
O curso é oferecido em duas modalidades. A interativa é voltada para quem busca mediação pedagógica, participação em fóruns de diálogo, lives e troca de saberes com outros educadores, além do acesso ao conteúdo gravado. Já a modalidade por autoformação é ideal para quem prefere autonomia e flexibilidade, com acesso livre às videoaulas e aos materiais didáticos, permitindo que o participante organize seus estudos no próprio ritmo, sem mediação direta.
Quem pode participar?
Professores, educadores, alfabetizadores de movimentos sociais, populares e demais organizações da sociedade civil do Norte e Nordeste, que trabalham com EJA (Educação de Jovens e Adultos), dos 15 municípios do Norte e Nordeste, contemplados no Projeto ALFA-EJA Brasil com ações presenciais e online: Belém, Oiapoque, Carauari e Coari (Região Norte); Fortaleza, Caucaia, Icapuí e Alto do Rodrigues (Região Nordeste 1); Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Brejo Grande, Santa Luzia do Itanhy, Araçás, Conde, São Francisco do Conde (Região Nordeste 2).
Também poderão participar esse mesmo público de 62 municípios localizados em nove estados (AM, AP, BA, CE, MA, PA, PE, RN, SE) das regiões Norte e Nordeste: Abaetetuba, Alagoinhas, Alcântara, Ananindeua, Aracaju, Areia Branca, Barcarena, Barra dos Coqueiros, Barreirinhas, Cachoeira do Arari, Caiçara do Norte, Cajapió, Candeias, Cardeal da Silva, Carmópolis, Carnaubais, Catu, Cedral, Colares, Curuçá, Cururupu, Entre Rios, Esplanada, Estância, Galinhos, Grossos, Guamaré, Guimarães, Humberto de Campos, Indiaroba, Itaporanga d’Ajuda, Japaratuba, Macau, Magalhães Barata, Manaus, Maracanã, Marapanim, Mossoró, Natal, Pacatuba, Paço do Lumiar, Paracuru, Paraipaba, Pirambu, Porto do Mangue, Raposa, Salinópolis, Salvaterra, Santo Amato das Brotas, Santo Antônio do Tauá, São Caetano de Odivelas, São Cristóvão, São Gonçalo do Amarante, São João de Pirabas, São José do Ribamar, São Luís, São Sebastião do Passé, Serra do Mel, Soure, Tibau, Trairi, Vigia.
Como se inscrever?
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela página oficial do curso, no endereço https://alfaejabrasil.org.br/como-alfabetizar-com-paulo-freire. No site, as pessoas interessadas encontram todas as informações sobre o conteúdo, as modalidades disponíveis e o processo de participação. Como as vagas são limitadas, a orientação é que a inscrição seja feita o quanto antes.







