Apresentação

Desde a criação do Instituto Paulo Freire, em 1994, esteve presente em seus objetivos a ideia de ser um espaço de documentação. Essa intenção ganhou força quando foram realizadas as primeiras reuniões no espaço que inicialmente foi denominado “Arquivos Paulo Freire”.


Ele também desejava que fosse um espaço de formação, compartilhamento de reflexões e práticas e produção de novos conhecimentos. Quando participava das reuniões no IPF, sempre mencionava a vontade de trazer seu acervo pessoal para a instituição e colocá-lo à disposição de pesquisadores, estudantes, pessoas interessadas em sua vida e obra.


Paulo Freire teve uma participação de várias atividades nesse espaço. Dentre elas, gravou entrevistas com jornalistas, recebeu pesquisadores estrangeiros e participou do projeto Um Salto para o Futuro, da Fundação Roquete Pinto. Desde essa época o IPF já recebia visitas e, após a morte de Paulo Freire, com a vinda de sua biblioteca pessoal e outros documentos do seu acervo, aumentou a presença de pesquisadores, estudantes, interessados em seu pensamento e em sua prática. Assim surgiu o Centro de Referência Paulo Freire (CRPF), espaço institucional no qual foi desenvolvida a iniciativa ora apresentada.


Além dos materiais de experiências do exílio, o CRPF reúne materiais de políticas educacionais referenciadas no pensamento de Paulo Freire e documentos acerca de seu trabalho à frente da Secretaria da Educação do Município de São Paulo.

 

Atualmente, os objetivos do CRPF são:

 

  • Custodiar, preservar e divulgar a obra e o legado do educador Paulo Freire presencialmente e pelos meios tecnológicos existentes.

  • Prover serviços de informação adequados a grupos de interesse, associações e instituições locais, regionais e internacionais.

  • Oferecer formação inicial e educação continuada acerca da vida e obra de Paulo Freire aos interessados.

  • Atender estudantes, gestores educacionais e o público em geral, subsidiando-os com elementos do pensamento freiriano.

  • Apoiar pesquisadores em seus trabalhos de investigação como mestrados e doutorados que fazem uso das ideias de Paulo Freire como referencial teórico.

  • Promover atividades culturais relacionadas aos temas de interesse do Instituto Paulo Freire, e do próprio Centro de Referência.
  • Concretizar-se, cada vez mais, como um espaço aberto, físico e virtual, para os movimentos, redes, campanhas, universidades, sindicatos e outras instituições e grupos de pessoas, aproximando, compartilhando e produzindo saberes, reflexões, estudos e pesquisas.

  • Construir uma rede internacional de documentação e informação referente a Paulo Freire constituída pelos centros de documentação dos países que divulgam e promovem o legado deste educador.

O Centro conta com cinco arquivos e quatro bibliotecas. Arquivos: o Acervo Paulo Freire (www.acervo.paulofreire.org), o Fundo Moacir Gadotti (em constituição), o Fundo Fórum Social Mundial (em constituição), o Fundo Fórum Mundial de Educação (em constituição) e o Fundo Instituto Paulo Freire. Bibliotecas: Biblioteca de Paulo Freire pré-exílio (www.biblioteca.paulofreire.org), Biblioteca pós-exílio (www.biblioteca.paulofreire.org), a Biblioteca Moacir Gadotti e a Biblioteca Institucional. Atualmente, também inclui o Memorial Mova-Brasil (www.memorial.movabrasil.org.br).

O CRPF atende pesquisadores para elaboração de dissertações e teses, estudantes de graduação em fase de elaboração de monografias, grupos de estudantes interessados na vida e obra de Paulo Freire, gestores de unidades públicas e privadas em busca das contribuições do referencial freiriano, representantes do poder público e do ensino superior de instituições públicas e privadas – nacionais e internacionais.

Contribua com o CRPF

O acervo do Centro de Referência Paulo Freire pode ser ampliado com a sua colaboração. Caso tenha algum material produzido por Paulo Freire, e queira compartilhar com mais pessoas, entre em contato conosco. Você também pode contribuir com publicações diretamente relacionadas ao pensamento freiriano, como dissertações, teses, livros, artigos etc. Os materiais podem estar em formato digital, impresso e analógico. Para compartilhar, entre em contato com o CRPF.

Títulos recebidos pelo Centro de Referência Paulo Freire

2011: interesse público e social por parte do Conselho Nacional de Arquivos (Conarq). Mais informações: www.conarq.arquivonacional.gov.br/media/declara/decreto_de_9_de_maio_de_2012.pdf
2014: Memória do Mundo (Brasil) por parte da Unesco. Mais informações: www.arquivonacional.gov.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=2171&sid=91

Principais projetos realizados

2005: Projeto Memória. Para conhecer acesse: www.projetomemoria.art.br/PauloFreire
2011: Paulo Freire Memória e Presença: preservação e democratização do acesso ao patrimônio cultural brasileiro. Para conhecer acesse: www.acervo.paulofreire.org

Centro de Referência Paulo Freire

Rua Cerro Corá l 550 l 1º. Subsolo
CEP: 05061-100 l São Paulo l SP l Brasil
T: + 55 11 3021 5536
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Horário de funcionamento: segunda à sexta, das 9h às 18h (agendamento prévio).