Diretoria Ampliada

Alessandra Rodrigues dos Santos

alessandraGraduada em Pedagogia e mestre pela Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, na área de Estado, Sociedade e Educação. Experiência em coordenação pedagógica e direção de instituição de ensino.  Atuou como educadora de formação de professores, gestores, educadores, comunidade e lideranças no âmbito de Escolas e Educação Popular em diferentes localidades pelo Brasil, com ênfase em implantação de Programas de alfabetização para jovens, adultos e idosos e reorientação curricular. Atualmente é coordenadora pedagógica da área de Educação de Adultos do Instituto Paulo Freire.

Currículo LattesLivros digitais, artigos e outras publicações

Daniel  Montezano 

danielPossui graduação em Ciências Sociais pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo (2007). Consultor habilitado para o Sistema de Gestão de Convênios – SICONV, formado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (2009). Curso de elaboração de projetos sociais – Perspectiva Social (2009). Desde 2008 é coordenador de Gestão de Projetos do Instituto Paulo Freire.


George Santos da Silva

georgeFormado em Redes de Computadores pelo Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge - BA). Possui mais de 10 anos de experiência em administração de servidores e gerência de projetos de TI. Já atuou como consultor, analista de suporte e infraestrutura em empresas do setor público e privado. Atualmente é coordenador do setor de Tecnologia da Informação (TI) do Instituto Paulo Freire.



Ivan Jazzar

ivamPossui graduação em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA – USP -1992). Tem especialização em gestão do Terceiro Setor pela Escola Superior de Advocacia – ESA 2010. Desde 2005 é o coordenador financeiro do Instituto Paulo Freire.



Janaina Abreu

janaina edlComunicadora Social pelo Instituto Metodista de Ensino Superior (1996), durante oito anos trabalhou na coordenação de comunicação do Estúdio Elifas Andreato, onde foi responsável pela coordenação editorial da revista Almanaque Brasil de Cultura Popular; pela coordenação de produção da itinerância da exposição O Brasil Encantado de Monteiro Lobato, que fez parte do Projeto Memória. É organizadora do livro O Melhor do Almanaque Brasil (Editora Positivo, 2004). Foi editora e jornalista responsável da Revista Avisa Lá, publicação da Ong Instituto Avisa Lá; e, durante três anos, coordenou a comunicação do Sindicato dos Químicos, Químicos Industriais e Engenheiros Químicos do Estado de São Paulo. Há 10 anos participa do Movimento da Infância e da Adolescência e dos Direitos Humanos. No Instituto Paulo Freire, foi consultora em comunicação na assessoria do Programa Cultura Viva, do governo federal (2006-2007); desde 2008, é a coordenadora da Editora e Livraria Instituto Paulo Freire e, em 2014 assumiu também a coordenação do setor de Comunicação da instituição.

Fernanda Soares de Campos

fernandaGraduada em Letras, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Guarulhos em 1998. Foi professora de línguas portuguesa e inglesa das redes, privadas e pública estaduais de ensino de São Paulo. Bailarina reconhecida pelo MEC e formada pelo Centro de Dança Roberto Silva. Foi atriz amadora durante 5 anos e participou como artista plástica da 23ª Bienal de Artes de SP em parceria com o cenógrafo J.C Cerroni. Cantora amadora em eventos. Atua como assistente pedagógica em projetos de Educação da Rede Municipal de Osasco -SP e docente nos cursos de Registro e Sistematização e Oficina de Literatura. Atua também como Educadora em encontros de formação da Associação de Pais e Mestres na rede municipal de Sorocaba – SP. Atuou como pesquisadora na Secretaria de Educação a Distância, nas áreas de formação sobre a Cidadania Planetária,Educação Cidadã e Educação Social/Popular e Educação de Jovens e Adultos, com a mediação de recursos didáticos e vinculados pelos diversos meios de comunicação. No Centro de referência Paulo Freire, trabalha com a organização dos Arquivos Paulo Freire, atendimento à pesquisadores e estudantes, participação na elaboração de relatórios e projetos internos e externos. Foi membro da equipe organizadora do VI Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire 2008 – PUC-SP (Secretária Executiva) e uma das fundadoras do NUCA (Núcleo de Cultura e Arte) do IPF.

Currículo Lattes

Sheila Ceccon

sheilaEngenheira agrônoma, especialista em Horticultura pela Universidade de Pisa-Itália, mestre em Ensino e História de Ciências da Terra, pelo Instituto de Geociências da UNICAMP. Atua na área de meio ambiente e educação. No Instituto Paulo Freire, coordena duas instituições mantidas: a Casa da Cidadania Planetária, responsável por diferentes projetos na área de educação socioambiental, entre eles o Programa Educação para Cidadania Planetária e o Programa Município que Educa, e a UniFreire, que, constituída por uma rede de pessoas e instituições, é um espaço de produção e publicização de conhecimentos, fundamentados pelos princípios freirianos. Publicou, em 2012, o livro Educação Ambiental Crítica e a Prática de Projetos, pela Editora e Livraria do Instituto Paulo Freire.

Currículo LattesLivros impressosLivros digitais, artigos e outras publicações

Sonia Couto Souza Feitosa

soniaMestre em Educação e doutora pela Faculdade de Educação da USP. Professora aposentada da Rede Municipal de Educação de São Paulo é licenciada em Letras e Pedagogia. É autora do livro Método Paulo Freire, a reinvenção de um legado Brasília (Liber livros, 2008) e de livros didáticos para EJA na perspectiva freiriana, dentre eles o material didático do Programa Tecendo o Saber, da Fundação Roberto Marinho e do SesiEduca no Rio de Janeiro. Foi também uma das coordenadoras responsáveis pelo Projeto Memória Edição Paulo Freire (2005). Tem artigos publicados em revistas acadêmicas e em cadernos pedagógicos para Secretarias Municipais de Educação. Participou como docente e coordenadora pedagógica de projetos de Alfabetização de Jovens e Adultos em vários estados. Atualmente coordena o Centro de Referência Paulo Freire, que tem como missão socializar e dar continuidade ao legado de Paulo Freire.

Currículo LattesLivros impressosLivros digitais, artigos e outras publicações