IPF participa de Congresso Internacional de Educação Popular

19ª edição reuniu professores(as) e estudantes de todo o país, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

o

 Sonia mobrec

Sonia Couto durante Conferência de abertura do Congresso.

o

     De 4 a 7 de junho de 2019, educadores(as), educandos(as), pesquisadores(as), comunidade e lideranças de movimentos sociais de todo o país reuniram-se no Clube Recreativo Dores, em Santa Maria (RS), para participar do XIX Congresso Internacional de Educação Popular do Movimento Brasileiro de Educadores Cristãos (Mobrec/SM), que congregou, também, o XXVIII Seminário Internacional de Educação Popular, o VI Seminário Internacional de Educação Profissional do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) e o I Seminário Internacional de Educação Profissional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). 

 

     O objetivo dos eventos integrados é o de proporcionar encontro e reflexão entre os participantes, buscando resgatar o sentido de ser professor, ser aluno, da ciência e do conhecimento, da Escola e da comunidade, na construção de sujeitos felizes e comprometidos com a transformação da realidade.

 

     Os eventos trabalharam a temática "Educação Popular: Ensinar e Aprender com Sentido" e contaram com diversas conferências, mesas temáticas, rodas de conversa realizadas em eixos temáticos e oficinas artísticas.

 

Fran mobrec
Francisca Pini durante Conferência.

     O Instituto Paulo Freire foi representado pelas professoras doutoras Sonia Couto Souza Feitosa e Francisca Rodrigues de Oliveira Pini. A primeira conferência do Congresso ‘Educação Popular: “Ensinar e aprender com sentido”’, aconteceu na manhã do dia 4 de junho e teve a participação da prof. Dra. Sonia Couto. Na manhã do dia 5 de junho, a prof. Dra. Francisca Pini participou com a Conferência ‘Função política e pedagógica do(a) professor(a) Problematizador, Organizador e Mediador’. 

 

     As professoras também proferiram palestras na UFSM no segundo ciclo de formação, com a participação de docentes e estudantes da graduação e pós-graduação. 

 

     O Congresso acontece todos os anos e reúne cerca de 800 participantes. Este ano, foi promovido pelo Movimento Brasileiro de Educadores Cristãos de Santa Maria (Mobrec/SM), Instituto Federal Farroupilha (IFF/RS), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Prefeitura de Santa Maria.

 

 

     

#InstitutoPauloFreire  #PauloFreireSempre