Calendários comemorativos celebram Centenário de Paulo Freire

Diversas organizações lançaram calendários e agendas 2021 para comemorar o legado de Freire.

o

 calendariosetembro

o

Por Janaina M. Abreu


      Até 19 de setembro de 2021, quando Paulo Freire completaria 100 anos, inúmeras atividades em celebração ao Patrono da Educação Brasileira acontecerão no Brasil e em muitas partes do mundo. Cursos, oficinas e palestras, congressos, conferências etc., além de ações junto a escolas, movimentos sociais, nas redes sociais e presencialmente.Como parte dessas comemorações, diversas organizações laçaram calendários e agendas 2021 para comemorar o legado de Paulo Freire.


     O Conselho de Educação Popular da América Latina e do Caribe (CEAAL) e a organização Freireando Porto Alegre produziram um calendário temático. Ilustradores, cartunistas e um grafiteiro, 12 artistas visuais do Rio Grande do Sul, doaram suas produções para o calendário, que está disponível aqui para download.


 cepe  A Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) também lançou um calendário que pontua a história, legado e bandeiras defendidas por Paulo Freire ao longo dos seus 76 anos. O calendário conta com fotos assinadas pelos fotógrafos Jarbas Oliveira, André Teixeira, Diego Nigro, Rivaldo Gomes, Teresa Maia, Gabriela Romeu, Hélia Scheppa, Bruno Kelly, Sergio Amaral, Paulo Mumia, Hassan Santos e traz na contracapa os dez desenhos criados pelo artista plástico Francisco Brennand para o Programa Nacional de Alfabetização (PNA), criado em 1963 e coordenado por Paulo Freire. O Calendário 2021 da Cepe será doado para instituições e escolas das redes públicas de ensino. Também será dado como brinde nas compras acima de R$ 50,00 realizadas nas livrarias da Cepe Editora. Saiba mais.

Agenda   

    O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (App-Sindicato) elaborou para 2021 uma agenda especial para a categoria e em homenagem aos 100 anos de Paulo Freire, que traz em suas páginas muita inspiração e histórias da educação. Cada pensamento faz menção ao patrono da educação e cada ilustração mostra a garra pela bandeira da educação pública no Paraná. Saiba mais.


     Outro belo calendário foi o produzido pela Nova Escola, onde encontram-se ilustrações inéditas de Veridiana Scarpelli e uma seleção de frases de Paulo Freire. É uma pílula de esperança em cada folhinha. Disponível aqui para download.

 

     calendariouerjA Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) também homenageia Paulo Freire no ano de seu centenário instituindo 2021 como Ano Comemorativo Paulo Freire. Um calendário traz informações sobre a trajetória do educador, destacando algumas das principais datas de sua biografia, desde o nascimento em 19 de setembro de 1921 à sua morte em 2 de maio de 1997. Apresenta, ainda, links em QR code para conteúdos multimídia sobre a vida e a obra do educador.O calendário está disponível em duas versões. Você pode usá-lo como descanso de tela (clique aqui) ou, se preferir, há também a opção para impressão doméstica. Se preferir imprimir em gráfica ou bureau, entre em contato com a Comuns: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 


     Saiba mais sobre o Centenário de Paulo Freire e as atividades organizadas para 2021 em: www.centenariopaulofreire.org

 

#PauloFreire #PauloFreireSim #PauloFreireSempre #PauloFreireVive #PauloFreirePresente #PatronodaEducaçãoBrasileira #CentenárioPauloFreire #ElzaFreire #InstitutoPauloFreire #Educação #DireitosHumanos #Moacir Gadotti #EaD #EaDFreiriana #ipftv #cursoonline #Ensino #Aprendizagem #Pedagogia