Projeto MOVA-Brasil

Inspirado no Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (MOVA), criado por Paulo Freire, o Projeto MOVA-Brasil tem como finalidades a inclusão social e a garantia do direito humano à educação, a redução do analfabetismo no Brasil, a geração de trabalho e renda e, com isso, contribuir para a construção de políticas públicas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). A ação pedagógica se desenvolve com base na Leitura do Mundo do(a) educando(a), que busca mapear as situações significativas do contexto em que estão inseridos. Desse processo, surgem os Temas Geradores que orientam a escolha dos conteúdos.

Para garantir a qualidade social do Programa, realiza-se uma formação inicial e formações continuadas dos educadores(as) e coordenadores(as) ao longo do ano.

O projeto busca a parcerias de instituições locais para a oferta dos espaços de formação dos(as) educandos(as) e para a realização de atividades socioculturais.


Participantes: O projeto conta com um quadro de Coordenadores de Polo, Assistentes Pedagógicos, Auxiliares Administrativos, Coordenadores Locais e Monitores (alfabetizadores).
Abrangência: Nove Polos em 10 Estados: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Sergipe, Paraíba e Pernambuco.Atualmente, núcleos e turmas em mais de 200 municípios.
Resultado: Mais de 200 mil educandos alfabetizados.
Publicações: Veja as publicações no site do projeto clicando aqui.
Sites e sistemas desenvolvidos: www.movabrasil.org.br
Parceiros: O MOVA-Brasil é desenvolvido por meio de uma parceria entre Petrobras, Federação Única dos Petroleiros (FUP) e Instituto Paulo Freire (IPF).
Período: 2003/2013 – 10 anos de MOVA-Brasil!

 

   


regua 2015 01czdczxcz