Curso de formação e seminário na UGT

Formação de formadores sindicais e seminário sobre história do movimento sindical acontecem até 27/02.


 

De 23 a 27 de fevereiro de 2015 está sendo realizado o segundo módulo do curso de formação de formadores da União Geral de Trabalhadores (UGT) e o seminário “A história do movimento sindical no Brasil e do movimento de educação popular em direitos humanos: um encontro de lutas em torno das questões de gênero, juventude, etnorraciais, saúde, segurança, meio ambiente, sustentabilidade e organização sindical”. Todo esse processo formativo é resultado de parceria estabelecida entre o Instituto Paulo Freire (IPF) e a UGT, com apoio da CSC Bruxelas. 

Nos dois primeiros dias foram aprofundados estudos sobre os indicadores éticos, políticos e pedagógicos dos processos educativos freirianos, em especial sobre a Leitura do Mundo em Paulo Freire.

No dia 25/02, visitaram uma das represas das cinco do Sistema Cantareira: a represa Atibainha. A água deveria chegar ao topo dos barrancos, como pode-se ver na foto abaixo.

  




Depois, os participantes percorreram o centro de Nazaré Paulista (SP), dialogaram com moradores, comerciantes e funcionários públicos da cidade. Realizaram debates e palestra sobre a história do movimento sindical no Brasil e também sobre o tema “mulher no mundo do trabalho”.

O professor e presidente de honra do IPF Moacir Gadotti participou da formação, no dia 26/02, com a palestra A educação cidadã como educação em direitos humanos, e destacou: "educar na perspectiva dos Direitos Humanos é visibilizar quem foi e quem está sendo oprimido. [...] Emancipar na visão dos Direitos Humanos é visibilizar o que por séculos foi escondido. [...] Não vejo outra via, senão a radicalização da democracia”.

O processo formativo teve início em dezembro de 2014 e se estenderá até maio de 2015, com formações presenciais e em ambiente de educação a distância.