Responsabilidade Social

responsa-social

Acreditamos que compartilhar o conhecimento é um dos caminhos para a inclusão social. Atualmente o Instituto Paulo Freire abriga e disponibiliza, de forma física e virtual, o acervo do Centro de Referência Paulo Freire. Um espaço de estudo, pesquisa e documentação de e sobre Paulo Freire, com bibliotecas que pertenceram ao educador e diversos registros audiovisuais, manuscritos e outros documentos disponíveis ao público interessado na vida e obra do patrono da educação brasileira.

 

No IPF, também são desenvolvidos estudos e pesquisas sobre as diferentes áreas em que atua, visando ao aperfeiçoamento de sua práxis político-pedagógica e à contribuição para políticas públicas, produzindo e compartilhando conhecimento, sob a perspectiva creative commons.

Priorizamos e incentivamos o uso de redes, sistemas e aplicativos de informática em plataformas de “software livre”, que utilizam código aberto e baseado no cooperativismo de criadores ao redor do mundo.

Realizamos projetos por meio de parcerias, na perspectiva da responsabilidade socioambiental. Entendemos Responsabilidade socioambiental empresarial como uma forma de gestão ética adotada por empresas que assumem sua corresponsabilidade na busca do bem-estar comum e contribuem para a promoção da cidadania.

Lutamos pela defesa incondicional da democracia, da igualdade, dos direitos humanos, da justiça social, da paz, da solidariedade emancipatória em todos os níveis e âmbitos e da sustentabilidade. Respeitamos a pluralidade de concepções socioculturais e de comportamentos, desde que não violem princípios éticos fundamentais da pessoa e dos diferentes agrupamentos humanos.

Agimos incondicionalmente com transparência, ética e lisura em todas as dimensões da gestão institucional: administrativa, financeira, pedagógica e responsabilidade social e ambiental na constituição de parcerias e na seleção de prestadores de serviço.