IPF inicia segunda fase da assessoria em Franca

Parceria com a SEDAS objetiva continuar a supervisão dos trabalhadores do PAIF, PAEFI e SCFV.

 

Nos dias 23 e 24 de fevereiro, a equipe do Instituto Paulo Freire (IPF) realizou visitas às unidades estatais e aos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Realizou também o 1º Encontro Formativo com os SCFV, os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS).

Os participantes conheceram a proposta da assessoria do IPF e colocaram-se à disposição do processo de construção coletiva.



A parceria

O IPF e a Secretaria de Ação Social (SEDAS) firmaram parceria a fim de implementar o reordenamento institucional e o fortalecimento das ações desenvolvidas com a população pela política de assistência social de Franca. A parceria tem como objetivo assegurar a continuidade da supervisão aos trabalhadores do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI) e do SCFV.
 
As ações a serem realizadas durante os 12 meses de projeto são:

  • Trabalhar as questões identificadas pela supervisão no processo de formação realizado de maio a agosto de 2014, ampliando, detalhando e aprofundando a leitura de aspectos e dimensões que precisam de reordenamento;
  • Realizar visitas em todas as unidades estatais e nas entidades da rede socioassistencial;
  • Realizar formação com as equipes dos CRAS, CREAS e SCFV;
  • Eleger um conjunto de questões para construir propostas de mudanças no contexto das unidades estatais e entidades;
  • Construir uma rotina de estudos dos atendimentos e analisar as experiências desenvolvidas em outros contextos para responder a desafios similares;
  • Sistematizar processualmente as reflexões produzidas no contexto das formações e visitas nas unidades e entidades para subsidiar as orientações técnicas que serão construídas por todos os envolvidos na formação/supervisão.