III Fórum de Educação Profissional e Tecnológica

“Não vejo Educação em Direitos Humanos que não seja educação popular”, afirma Moacir Gadotti, presidente de honra do IPF.

gadotti

Professor Moacir Gadotti

 

O III Fórum de Educação Profissional e Tecnológica (FMEPT), realizado no dia 29 de maio de 2015 no Teatro Guararapes - Centro de Convenções de Pernambuco, abordou os desafios da Educação Profissional e Tecnológica para os Direitos Humanos e para a Cidadania, com a participação de presidente de honra do Instituto Paulo Freire, Moacir Gadotti, que destacou a importância da Educação em Direitos Humanos no cenário atual e as transformações necessárias para se promovê-la.

 

Gadotti abriu a palestra ressaltando a consolidação do Fórum. “Fico emocionado todas as vezes que participo deste encontro, já em sua terceira edição. É o espaço de discussão e debate. Emocionado também pelo caminho que o Fórum de Educação Profissional e Tecnológica percorreu desde a primeira edição”, afirmou. Na opinião dele, o FMEPT já está se tornando um espaço de luta, junto aos sindicatos e movimentos sociais: ”Todos com um objetivo único: uma educação emancipadora”.

 

Relembrando vários ensinamentos do seu mestre Paulo Freire, Gadotti afirmou que não se constrói um mundo novo possível com ódio e raivosidade, e destacou a importância da Educação em Direitos Humanos no cenário atual. “Eu não consigo ver Educação em Direitos Humanos que não seja educação popular”, afirmou. Ele ressaltou ainda o papel das instituições de ensino profissional e tecnológico nesse processo. “Os Institutos Federais têm um papel importante nessa construção, pois são centenários. Espero que os Direitos Humanos não fiquem apenas neste fórum”, encerrou.

 

Salete Valesan, diretora da Flacso-Brasil trouxe discussões a partir dos pensamentos de Paulo Freire, mesclando sua fala com canções nacionais que suscitam questionamentos. Questões sobre as políticas públicas de Educação Profissional e Tecnológica foram apresentadas pela pesquisadora Sílvia Manfredi (Unicamp).

 

A conferência foi mediada pelo superintendente de Educação Profissional da Bahia, Antônio Almerico.

 

Matéria originalmente publicada em: http://www.fmept.org/pt/?p=4656. Texto: Hugo Peixoto.